Thursday, January 13, 2011

Salvamento Noturno em Waimea Bay.

Na ultima terca-feira, estava surfando com alguns amigos em Waimea e no final da tarde comecou a subir o mar, com algumas series que passavam os 15 pes.
Os salva vidas ja tinham ido embora e avisaram que quem estivesse na agua estaria por conta propria e nao receberia ajuda se preciso.
Surfamos eu o Robin Bond e Josh Enchemidia , ate nao dar pra ver mais um palmo na frente, e resolvemos sair do mar remando, pra nao correr nenhum risco.
Na remada em direcao a praia , eu e Robin escutamos alguns gritos, paramos e sentamso na prancha, mas nao dava pra ver nada, ja tava muito escuro, entao escutei os gritos novamente e achei que fossem os turistas se divertindo na praia.
Ja estava caminhando pro meu carro que deixei na igreja e eles indo pro estacionamento, olhei o shore breake que algumas luzes iluminava e vi que tava grosso, pensei: Amanha vai ta grande.
Entao ouvi um grito muito forte do Robin: Igor , Josh ! Pula na Agua!
Ai ja vi que realmente tinha uma pessoa no meio da Baia.
O dia inteiro a corrente levou bodysurfers e bodyboards, dando muito trabalho aos salva vidas, o que e' tipico em um dia de Waimea.
Pulei no shore breake , seguindo Robin e logo veio o Josh.
Nos separamos pra ver se achava a pessoa no meio do breu , enquanto isto chegavam muitas ambulancias e bombeiros no parque de Waimea.
Os gritos dos amigos e familiares na praia me comfundiram um pouco, pois achei que ele estivesse perto da costa, e quando vi que nao eram gritos da vitima, sentei na prancha, olhei pro ceu escuro e quase desisti .
O unico jeito de saber onde meus amigos estavam era na base do grito, gritavamos um pro outro.
Entao ouvi um grito muito longe em direcao ao outside, perto das ilhas de pedra que ficam no outro lado da baia, remei como nunca procurando a pessoa e acabei achando o cara flutando perto das ilhas, onde as ondas batiam muito forte nas pedras.
Peguei o cara pela mao e botei na minha prancha, ele estava consciente , falava e me ajudou a remar a prancha ate o Robin e o Josh.
Entao comecamos a remada pra sair daquele lugar perigoso, que por menos de cinco minutos que nos nao tivesse chegado ate o cara , ele cairia num lugar , de frente pras pedras ,que nao gosto nem de pesar.
Remamos ate quase o line up e costeamos a zona de impacto ate o shore break, como se faz se perde a prancha em Waimea.
Conhecemos muito bem o lugar e as correntezas , o que nos facilitou o salvamento.
A cada minuto o cara pedia pra descansar , mas nos nao queria ficar muito tempo ali, vendo que as ondas aumentavam a cada minuto, no escuro.
Depois de esperar a calmaria perto do shore break conseguimos trazer a pessoa ate a areia.
O cara era grande e forte, muito pesado, estava bem e conseguia caminhar.
Me despedi dos amigos e fui pro meu carro e eles foram falar com os bombeiros que estavam no parque.
Depois fiquei sabendo que o cara perdeu o bodyboard, que tinha uma namorada esperando um filho dele e que era o dia do seu aniversario.
Ai eu pensei: Nao era mesmo a hora dele. E fiquei muito feliz de ter ajudado a salvar uma vida.
A noite , nao consegui dormir, devido a muita adrenalina pensando na situacao.
E nenhum dos amigos dormiu tambem.
Muitas coisas passavam na cabeca, imagina se tivessemos ouvidos os gritos e na manha seguinte , abrimos o jornal e tivesse uma noticia ruin.
Mas grassas a Deus tudo ocorreu bem !
Grande abraco a todos.
Igor Lumertz
Essa foto da pra ver bem a corrente que sugou a pessoa.
fonte : surfline.com
Shore break onde ele surfava.
Essa foto da pra ver as pedras no outro lado da baia,
onde quebra a esquerda e onde achamos o cara.


No comments:

Post a Comment